Sobre Caraguatatuba

cidade de Caraguatatuba

Caraguatatuba é um município do estado de São Paulo, no litoral norte, na microrregião de mesmo nome. A população aferida na contagem de 2010 foi de 100.899 habitantes, distribuídos por uma área 484 km², o que resulta numa densidade demográfica de 183,52 hab/km². As vias que ligam a cidade são as Rodovias Manuel Hipólito Rego (SP-55) e, a dos Tamoios (SP-99).

Estância balneária

Caraguatatuba é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Toponímia

Caraguatatuba é vocábulo indígena que, segundo Silveira Bueno, significa "lugar de muitos caraguatás", ou seja, caraguatal, caraguatazal. Do tupi caraguatá: caraguatá; e tyba: abundância, grande quantidade. Segundo o dicionário Silveira Bueno, caraguatá é "planta espinhosa que produz cachos de frutos amarelos extremamente ácidos".

História

A fundação de Caraguatatuba tem suas origens nos anos de 1653/1654, quando João Blau, capitão-governador da capitania de Nossa Senhora de Itanhaém (1653/1656) - da qual era donatária a condessa de Vimieiro, fundou a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba. Não conhecendo de sua longa existência, por volta de 1770, o governador da capitania de São Paulo determinou ao comandante do destacamento da Vila de São Sebastião que fizesse erigir uma povoação na paragem chamada Caraguatatuba, juntando para ela todos os moradores que puder, delineando o lugar para a Casa da Câmara, cadeias e mais edifícios públicos, visto que já existia a igreja para a invocação de Santo Antônio. Em 1806, graças a uma correição pelas Vilas Marinhas, se dando crédito ao administrador da capela, a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba passou a ser conhecida como Vila que Desertou, devido à mudança seus moradores para outros lugares. Após a correição, a Vila não só ressurgiu como progrediu tornando-se freguesia pela Lei n°336, de março de 1847; elevada à categoria de município pela Lei n°581, de 20 de abril de 1857.

O município foi instalado em 23 de novembro de 1857. Em 30 de novembro de 1947, através da Lei n°38, Caraguatatuba foi elevada à categoria de Estância Balneária. A comarca foi criada em 1959 pela Lei n°5.282, e instalada em 23 de novembro de 1965.

Em março de 1967 o município foi atingido por um temporal. Fortes tempestades e deslizamentos de terra causaram 436 mortes. Na ocasião cerca de 3 mil pessoas (33 % da população na época) perderam suas casas.

Fazenda dos Ingleses

Abrigando famílias de estrangeiros instaladas em casas de alvenaria, dentro de uma área inicial de 4.020 alqueires, a Fazenda de São Sebastião era conhecida por Fazenda dos Ingleses. Em 1927, a Fazenda dos Ingleses provocou mudanças no quadro geral da situação da Cidade de Caraguatatuba. Sob certos aspectos essas mudanças foram por ela mesma administradas, sob outros, foram por elas provocadas:

 - Aumento significativo da população do município
 - Especialização da mão de obra na agricultura
 - Aumento representativo da atividade artesanal comercial
 - Incremento do comércio dentro e fora da região
 - Expansão dos meios de comunicação rapidamente
 - Respeitável aumento da Receita Pública Municipal, Estadual e Federal

Para seu divertimento, os ingleses fizeram construir quadras de tênis, campos de golf e pólo. Também jogavam cricket. No campo de futebol chegaram a disputar campeonatos com 30 times. Jogavam ping-pong e assistiam documentários no cinema da fazenda. A Fazenda dos Ingleses foi o principal fator de desenvolvimento da cidade até a chegada dos turistas. Era uma das três maiores do gênero na América do Sul. Uma via férrea interna, que chegou a ter 120 quilômetros de extensão, transportava as frutas para o porto, no Rio Juqueriquerê, onde havia um cais de 100 metros. Dalí elas seguiam para os navios atracados no canal de São Sebastião que as levavam até Londres.

Por volta de 1946, no final da II Guerra Mundial, a fazenda retomou a produção de cítricos, voltando ao mercado inglês e sobreviveu mais 20 anos dessa cultura, apesar da decadência paulatina. Com a catástrofe de 1967, metade da fazenda ficou debaixo da lama. A retomada das atividades só ocorreu na década de 90, quando a Pecuária Serramar instalou um projeto pecuário de alta tecnologia no mesmo local.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Caraguatatuba.

Blog do Guia da Cidade Caraguatatuba

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Caraguatatuba por e-mail
 

 

Cidades de São Paulo: Limites - Cidades Vizinhas - Litoral São Paulo

São Sebastião, Salesópolis, Paraibuna, Natividade da Serra e Ubatuba.

Dados Principais sobre a Cidade de Caraguatatuba

Aniversário: 20 de Abril
Fundação :
1857
Gentílico:
Caraguatatubense
Área:
483,950 Km²
População
100.899 hab. (2010)
IDH 0,802 - elevado
Prefeitura Caraguatatuba

Brasão de Caraguatatuba
Brasão de Caraguatatuba

Bandeira de Caraguatatuba
Bandeira de Caraguatatuba

Vídeo sobre a cidade de Caraguatatuba
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Caraguatatuba

Mapa Caraguatatuba

 

Moradores ilustres de Caraguatatuba

 

   
  Sobre o EncontraCaraguatatuba
Fale com EncontraCaraguatatuba
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Caraguatatuba no Facebook siga o Encontra Caraguatatuba no Twitter


Termos EncontraCaraguatatuba | Privacidade EncontraCaraguatatuba